Skip links

GUIA DO ESTUDANTE da UMa

ESTUDAR
CAMPUS
PRAXE?
APOIAR
TRANSPORTES

Bem-vindo(a) à tua Universidade!

Sejam bem-vindos! Reconhecendo a dificuldade em obter e assimilar a informação essencial para esta nova etapa da tua vida, a Académica da Madeira preparou este Guia do Estudante. Votos de sucesso, na nossa Academia!

Vamos começar por nos apresentar…

A Académica da Madeira é a associação que representa todos os estudantes da Universidade da Madeira (UMa), defendendo e promovendo os seus deveres e direitos.

Além da nossa missão primária, trabalhamos para toda região, desenvolvendo projetos e promovendo atividades e programas plurais e reconhecidos internacionalmente pela sua qualidade, acumulando prémios e distinções ao longo dos anos.

Somos uma instituição privada, de utilidade pública, independente da Universidade da Madeira. Essa independência permite-nos autonomia em todas as áreas de atuação, além de liberdade em todo o nosso trabalho.

~

4.000
ESTUDANTES
14
CENTROS DE INVESTIGAÇÃO
300
DOCENTES, PESSOAL ADMINISTRATIVO E INVESTIGADORES
60
CURSOS

Vamos falar de 4 pontos importantes para o teu orgulho em começares este caminho connosco!

Enquanto a Universidade da Madeira foi fundada em 1988, podemos estabelecer a ligação da nossa Instituição, através do edifício que abrigou a UMa desde o começo, ao início do Colégio dos Jesuítas do Funchal, mandado fundar pelo rei D. Sebastião, em 1569. O antigo colégio da Companhia de Jesus é, atualmente, o complexo onde funcionam os serviços administrativos da nossa Universidade. E não é por mero acaso que a Académica da Madeira, desde 2012, tem trabalhado a História da Madeira através de um vasto programa que, na atualidade, se chama Herança Madeirense.

A Académica da Madeira preserva a nossa História

Não estás apenas a ingressar numa Universidade com História, estás a começar o teu percurso junto da Académica da Madeira, uma instituição que trabalha em prol da preservação e difusão das Artes, da Cultura e da História. O espírito académico passa pelo nosso trabalho coletivo, enquanto produtores e promotores de conhecimento, nesses campos.

Sabes porque somos os maiores?

Além do passado, o presente é fundamental para a construção do nosso futuro. A Académica da Madeira trabalha para dotar o estudante de um leque variado de informações. Por isso, o portal ET AL. será um aliado no teu quotidiano. Através da nossa aplicação móvel ACADÉMICA ou do nosso portal noticioso ET AL. terás notícias todos os dias do ano. Sim, somos o maior portal noticioso de Portugal, produzido por uma estrutura estudantil.

Sejamos sinceros… sempre!

Seria redutor acreditarmos que somos gigantes apenas por isso. Trata-se apenas de funcionarmos como um espelho da qualidade dos teus colegas, os estudantes e antigos estudantes da UMa.

Uma nota final, para esclarecimento

Quase como uma nota de rodapé, somos a Associação Académica da Universidade da Madeira. Então, o que é isso de Académica da Madeira? Tal como tu podes ser o João Carlos Pereira Santos, sendo conhecido por “João” ou “Jota”, nós também podemos ter uma alcunha (os nossos colegas franceses de Erasmus dirão “petit nom”). E por isso, somos a Académica da Madeira, a maior estrutura estudantil da região, cuja história começou no século passado e atravessa quatro décadas diferentes (note-se o recurso a “décadas diferentes” para parecer que somos mais velhos do que somos… na verdade fomos fundados em 1991 mas, efetivamente, passamos pelas décadas de 90, 00, 10 e 20).

Um agradecimento merecido

Por fim, uma nota final de agradecimento à Universidade do Porto que nos inspirou, com o seu portal, para criarmos a nova versão do nosso Guia, servindo como modelo para o que encontras neste portal em termos de organização e conteúdos. Desde 2007, a Académica da Madeira tem produzido variadas versões do Guia do Estudante. Começando por diversas versões impressas, desde 2020 o nosso Guia do Estudante encontrou o seu formato digital como morada permanente. Será que não gostamos de papel? Digamos que os mais de 100 livros que a Académica da Madeira editou nos últimos anos provam o contrário. Trata-se, apenas, de comodidade e acessibilidade.