GUIA DO ESTUDANTE da UMa: PRAXE
Eu e a praxe?
Todos os anos a história repete-se: devo participar da praxe? O que ganho? O que perco? A praxe não é obrigatória.
Muitos dirão, no entanto, que é uma ótima experiência social e outros defendem que é uma péssima experiência. O melhor é saberes que não ficas impedido de nada se não participares na praxe. Podes utilizar o traje académico (é do estudante e não do praxista), podes fazer a tua Graduação, podes participar em todos os eventos da Universidade e da Académica da Madeira. Estar no Ensino Superior é aceitar as diferenças e respeitar a comunidade académica. Não te sintas pressionado a nada.
A praxe é um conjunto de usos e costumes, entre os estudantes da Universidade da Madeira, com o intuito de integrar os recém-chegados. Todas as atividades obedecem a um conjunto de regras estabelecidas no Código de Praxe e são supervisionadas por um grupo de estudantes e antigos estudantes, o Conselho de Veteranos. Se participas ou não, a decisão é sempre tua.
Posso utilizar o traje académico?
Podes e deves, pois és um estudante universitário. O traje é académico e não exclusivo da praxe. Ou seja, apesar de muitas vezes se associar o traje a atividades da praxe académica, este pode e deve ser usado por qualquer estudante universitário. Além das variantes associadas às tunas e ao grupo de fados da Académica, poderás encontrar duas versões: em azul e em preto, precisamente o padrão a nível nacional.